domingo, 4 de agosto de 2013

Culto de Santa Ceia - de 28 Julho de 2013


A Santa Ceia, é um dos sublimes sacramentos deixado para o homem por Jesus a sua Igreja: "Tomai e comei..., tomai e bebei..., fazei isto..." I Cor 11:24-25 
É a maior festa, pois aponta para o passado, presente e futuro da Igreja e o reino de Deus
 - Passado (salvação no Calvário)
- Presente (Vida Ativa de comunhão uns com os outros e com Deus)
- Futuro (Bodas do Cordeiro e eternidade nos céus)


PROCLAMAÇÃO: Anúncio "Anunciais..." I Cor 11:26
A Santa Ceia lembra-nos a nossa salvação conquistada por Jesus no Calvário e por meio deste ato proclamamos que Jesus morreu pelo pecador e ressuscitou;

ADORAÇÃO: Intimidade, devoção, comunhão, sociedade, pacto, vida plena e ativa em Cristo. Jo 6:56.

É impossível participar plenamente da Santa Ceia sem adorar aos Senhor em espírito e em verdade;INTEGRAÇÃO: Comunhão, sincero e perfeito relacionamento uns com os outros.

A Santa Ceia não tem nenhuma eficácia na vida de alguém que não está em comunhão com o corpo de Cristo (Igreja). Jo 13:8O QUARTO e último propósito da Santa Ceia, é apontar para a volta do Senhor Jesus e as Bodas do Cordeiro, ceia esta que será celebrada por Jesus com sua Igreja e todo o Reino dos Céus. Mt 26:29



Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.Salmos 150.4. 









PALAVRA DE LIBERTAÇÃO => “HUMILHAI-VOS SOB A PODEROSA MÃO DE DEUS”

“HUMILHAI-VOS SOB A PODEROSA MÃO DE DEUS”



PALAVRA   è Lucas 18.9-14 :   “...; porque todo o que se exalta, será humilhado,mas o que se humilha será exaltado.”

EXPLICANDO :
Quem eram os fariseus :    Havia duas classes de judeus dominantes, os quais foram fundadores do Sinédrio (como um Fórum, onde se tomava as decisões a respeito do povo Judeu), estas duas classes eram os SADUCEUS e os FARISEUS.
SADUCEUS (aqueles que dominavam o Sinédrio com mais cadeiras e pertenciam à classe alta de Israel, guardavam as tradições e julgavam serem elas tão importantes quanto a Palavra escrita de Deus, e também não criam na ressurreição dos mortos).
FARISEUS   (aqueles guardavam as Escrituras, principalmente os cinco primeiros livros da Bíblia no VT., não davam tanto valor as tradições como os Saduceus  e criam na ressurreição dos mortos. Pertenciam a um grupo de empresários da classe média de Israel, por isto eram um pouco mais populares que os Saduceus, mas as duas classes não se davam, e só se uniram para conspirar contra JESUS e leva-lo a morte de cruz, já que Ele pregava contra os interesses destas duas classes judaicas).
 Quem eram os publicanos:  (Judeus bem relacionados com o poder do império romano, pertencentes a classe alta dos israelitas, nomeados pelos romanos para serem delegados em suas regiões de moradia, onde colhiam os impostos determinados pelo império, mas de forma totalmente ilícita, ou seja, cobravam muito além do que era determinado por Roma e ficavam com as diferenças nos valores  => ex. MATEUS e ZAQUEU).
DETALHES DA PASSAGEM DE LUCAS 18
Vs. 9 e 10 è  JESUS AO PERCEBER QUE VIVIA CERCADO PELOS HIPÓCRITAS DO SINÉDRIO, PROPÔS A PARÁBOLA DO FARISEU E O PUBLICANO, POIS VIA QUE CONSTANTEMENTE OS FARISEUS QUERIAM SE PROMOVEREM ATRAVÉS DAS MINISTRAÇÕES DE JESUS.
Vs. 11 e 12  è JESUS CITA A PREOCUPAÇÃO DOS FARISEUS DE SEREM VISTOS FAZENDO AQUILO QUE ERA DETERMINADO PELAS ESCRITURAS E ATÉ AQUILO QUE ERAM MERAS TRADIÇÕES JUDAICAS, COMO A QUANTIDADE DE JEJUM OFERECIDO E ETC...
Vs. 13  è  JESUS CITA UM PUBLICANO QUE COMEÇA A SE ARREPENDER DO QUE FAZ, E SE VÊ DIANTE DE DEUS EM ORAÇÃO, PEDINDO A MISERICÓRDIA DO SENHOR.
Vs. 14  è  JESUS FINALIZA A COMPARAÇÃO, DECLARANDO QUE O PUBLICANO FOI JUSTIFICADO, CONTUDO, O FARISEU SERIA HUMILHADO AO LONGO DE SUA VIDA.



COMPARANDO COM NOSSO TEMPO:
O fariseu é o crente que só se aproxima diante de Deus para cobrar de Deus uma posição sobre sua vida, como se cobrasse Deus pela sua existência, e exige uma atitude de Deus, porque é “pagador dos dízimos”, “é frequentador assíduo na igreja” e não vê nada em si mesmo que o desabone perante Deus!
O Publicano é o crente deixando de ser crente e sendo transformado em Cristão, reconhecendo que é um pecador, e sabe que ainda não consegue se livrar sozinho dos seus pecados, e por isto pede ajuda de Deus, confessando ao Senhor em oração.

EXEMPLOS BÍBLICOS MAIS CLAROS SOBRE A MENSAGEM:

 O FARISEU É EQUIVALENTE AO JOVEM RICO de è  Mateus 19.16-22   (medite na leitura)
O PUBLICANO  É EQUIVALENTE AO CENTURIÃO de è Mateus 8.5-13  (medite na leitura)

CONCLUSÃO è     Tiago 4.6-10    +   1 Pedro 5.6-11  (Humilhai-vos pois diante da presença de Deus, que no tempo oportuno Ele vos exaltará).