“Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste.”
(Jo 17.21).
O que é a unidade
A “unidade” é bem diferente e mais forte do que a simples “união” (Sl 133.1-3). Podemos estar unidos e não ser “um”. O clássico exemplo das batatas nos esclarece essa afirmação. Podemos ter um saco de batatas, que, juntas, estão em união, porém, cada batata continua tendo a sua própria individualidade.
Para termos o princípio da “unidade” aplicado às batatas, isto é, para que elas se tornem “um”, ou para que sejam uma unidade apenas, então teremos que fazer delas um “purê”. As batatas deverão ser descascadas, cozidas em água, ou seja, levadas ao fogo e, em seguida, deverão ser esmagadas, ou amassadas completamente… No “purê” teremos verdadeiramente a unidade das batatas. Ninguém distinguirá qual a maior batata que foi amassada no purê. Ninguém enxergará qual a menor batatinha… Todas se tornam iguais na forma, na cor e com o mesmo paladar… Isto é unidade (1Co 10.17).
Na igreja ou na célula, não nos basta estar juntos no mesmo ambiente, recebendo individualmente a mesma influência benéfica da presença de Deus nos cultos. É necessário, porém, que estejamos realmente envolvidos com nossos irmãos (1Jo 3.16). Que nos amemos, não de boca ou de palavras, conforme nos diz o apóstolo João, mas de fato e de verdade (1Jo 3.11-18).
Viver em unidade não é apenas benéfico a nós no ambiente da igreja, mas também gera um poder extraordinário no serviço a Deus, e por si só, consiste em um testemunho eficaz aos da obra de Deus. Jesus disse em sua oração: “Para que o mundo creia que tu me enviaste”. (Grifo meu). Ou seja, a unidade da Igreja do Senhor é um fator imprescindível para um testemunho eficaz diante de todos os homens.
A unidade envolve pessoas diversas na formação de um corpo bem articulado, vivendo em total harmonia. Mesmo sendo tão diferentes, precisamos ser um, ter o mesmo propósito, observar a grandeza do que nos une e colocar de lado tudo aquilo que nos separa. Fomos resgatados das trevas e reunidos na Igreja, que é o Corpo de Cristo, para entendermos e vivermos a unidade. Para a glória de nosso Senhor.
VÍDEO CONFRATERNIZAÇÃO SUSESI